Fatos curiosos relacionados à agricultura

A agricultura é a base da produção global de alimentos, e certas culturas dominam em termos de cultivo e uso da terra. Essas culturas desempenham um papel crucial na alimentação de bilhões de pessoas em todo o mundo e no apoio à economia. Vamos explorar os alimentos agrícolas mais amplamente plantados no mundo e descobrir fatos interessantes sobre eles.

Milho: A plantação de milho é um dos processos agrícolas mais importantes do mundo. Ela ocupa aproximadamente 192 milhões de hectares de terras e os principais produtores são os Estados Unidos, com mais de 94 milhões de toneladas métricas por ano, seguidos pelo Brasil, China e Argentina. Além de servir como alimento, o milho também é um componente vital na produção de biocombustíveis.

Arroz: O arroz é um alimento básico para mais da metade da população mundial, principalmente na Ásia. Ele é cultivado em aproximadamente 164 milhões de hectares de terra em todo o mundo. A China é o maior produtor, respondendo por cerca de 30% da produção total de arroz, seguida pela Índia, Indonésia e Bangladesh.

Trigo: O trigo é uma das mais antigas culturas cultivadas, com milhares de anos de existência. Hoje, ele ocupa cerca de 218 milhões de hectares de terras agrícolas em todo o mundo. As principais nações produtoras de trigo incluem a China, que produz cerca de 135 milhões de toneladas métricas por ano, seguida pela Índia, Rússia e Estados Unidos.

Batatas: A batata é uma das culturas básicas mais consumidas em todo o mundo. Ela é cultivada em cerca de 19 milhões de hectares de terra em todo o mundo. Os principais países produtores de batata incluem a China, que responde por mais de 25% da produção total de batata, seguida pela Índia, Rússia e Ucrânia.

Soja: A soja é uma planta leguminosa versátil cultivada por suas sementes ricas em proteínas. Ela ocupa aproximadamente 125 milhões de hectares de terras agrícolas em todo o mundo. Os maiores produtores de soja são os Estados Unidos, com mais de 120 milhões de toneladas métricas por ano, seguidos pelo Brasil, Argentina e China. A soja, assim como o milho, tem várias aplicações industriais, incluindo a produção de biodiesel e ração animal.